Incerteza de medição é um parâmetro que indica a dúvida na leitura a ser realizada. Todo instrumento de medição é acompanhado dessa dúvida. Não existe instrumento de medição que indique com 100% de exatidão o que está sendo mensurado devido a diversas influências, tais como: a temperatura ambiente, manuseio pelo operador do instrumento, o padrão utilizado na calibração, entre outras.
Interpretação da incerteza de medição
Após a realização da medição dos pontos de calibração do equipamento comparando com o padrão, o laboratório de metrologia deve calcular e informar a incerteza de medição para os resultados da calibração. Este resultado e sua incerteza de medição devem passar por uma análise crítica para verificar o quanto o uso desse instrumento pode influenciar no processo em que está inserido e se o mesmo se mantém adequado ao processo no qual está inserido.
Ex.: Foi constatada uma incerteza de medição de 0,03 mm no ponto de 100,00 mm e 0,03 mm no ponto de 150,00 mm em um paquímetro com confiabilidade de 95,45% (porcentagem que indica a probabilidade do resultado da incerteza estar no intervalo calculado) para k = 2,00 (fator de abrangência). Esta constatação diz que quando o paquímetro está indicando 100,00 mm, o resultado real está entre 99,97 mm e 100,03 mm; quando está indicando 150,00 mm, o resultado real está entre 149,97 mm e 150,03 mm. Uma faixa de 0,03 mm tanto para positivo quanto para negativo, conforme ilustração abaixo.
Texto de Renan Diniz