Metrologia e Calibração – O que são?

Tudo tem um valor

Planejamos nossas vidas e fazemos trocas comerciais com base em valores. Um quilo de carne comprada em dois açougues diferentes deve conter a mesma quantidade de comida. Uma flange 3/4″ comprada por um fornecedor deve caber na flange 3/4″ comprada por outro fornecedor. Um anel de ouro de 14 quilates deve conter uma quantidade específica de ouro. Massa, comprimento, volume, temperatura… Usamos essas medidas todos os dias. Mas como sabemos que os valores medidos estão corretos? Podemos supor que cada balança, cada termômetro, cada medidor exibirá a mesma leitura se medirem a mesma quantidade?

É por isso que a Metrologia e a Calibração são necessárias. Mas o que significam esses termos?

Metrologia é a ciência da medição. Contém tudo o que tem a ver com a medição: Projetar, realizar, documentar a medição, avaliar e analisar os resultados, calcular as incertezas de medição. Poderíamos distinguir três categorias principais de Metrologia:

Metrologia Científica trata da organização, desenvolvimento de padrões de medição e da sua manutenção.

A Metrologia Industrial garante o bom funcionamento dos instrumentos de medição utilizados na indústria, seja na produção ou nos processos de teste.

A Metrologia Legal tem a ver com a medição envolvendo transações econômicas, segurança e saúde.

A calibração é geralmente definida como um conjunto de operações, realizadas de acordo com um procedimento definido e documentado que compara as medições realizadas por um instrumento com aqueles feitos por um instrumento padrão mais preciso, com o propósito de detectar e relatar, ou eliminar por ajuste, erros no instrumento testado.

As calibrações devem ser feitas por laboratórios dedicados que possuem equipamentos adequados, pessoal treinado, procedimentos documentados e podem monitorar e controlar as condições ambientais (temperatura, umidade, vibração etc.) que afetam as medições. Esses laboratórios podem ser separados nas seguintes categorias, dependendo de seu nível e função:

Laboratórios Primários: Estes são os laboratórios de calibração de mais alto nível que lidam com pesquisa e desenvolvimento de métodos e procedimentos de medição. Eles também mantêm e calibram os padrões primários e secundários.

Laboratórios Secundários: Estão envolvidos com a calibração das normas secundárias e de trabalho. Esses laboratórios também podem realizar calibrações de precisão mais baixas onde técnicas especializadas são necessárias.

Laboratórios de Pesquisa: Eles apoiam principalmente as atividades de pesquisa. Dependendo das situações, alguns Laboratórios de Pesquisa podem ter os padrões mais precisos, pois podem estar envolvidos com projetos mais abstratos.

Laboratórios de Calibração: Esses laboratórios são os mais comuns. Eles estão lidando com calibrações de grande volume e usam padrões de medição que são calibrados por laboratórios de nível secundário. Os Laboratórios de Calibração estão focados em atender o cliente mais rapidamente o possível, sem afetar a qualidade.

Então por que devemos calibrar instrumentos? É necessário? Vamos ver alguns campos e indústrias onde a calibração é muito importante:

– Farmacêutico: cada medicamento deve conter uma quantidade e qualidade específica de determinada substância, o que é garantido por instrumentos de medição calibrados. Além de terem de ser mantidos a um rigoroso controle de temperatura e umidade, ambos também garantidos por equipamentos de medição calibrados.

– Automotivo: As dimensões de cada veículo devem ser especificamente definidas e produzidas. Cada componente do veículo (motor, quebra, etc.) deve operar sob especificações estritas.

– Exército: Existem Normas especiais do Exército que definem testes e calibrações específicas a fim de garantirem o bom funcionamento de veículos e armas.

– Transações Econômicas: Como sabemos que nosso medidor de gás mede corretamente o gás consumido? Como sabemos que os 10 galões de petróleo, fornecidos pelo posto de gasolina, são verdadeiramente 10 galões? Ou como sabemos que o peso medido na balança do restaurante está correto?

Todos os itens acima são apenas uma – muito pequena – amostra onde metrologia e calibração são necessárias ou até mesmo obrigatórias. Saúde, Segurança, Indústria, Aplicações Militares, Faturamento, Mobilidade, Serviços – todas essas atividades dependem de medidas precisas.

Texto de Sofia

Fonte: Metrology and Calibration – What Are They?

Leave a comment



Copyright Calibra Rio© 2024. Todos os Direitos Reservados.

Rua Diogo Vasconcelos 39, Manguinhos

Rio de Janeiro - RJ CEP 21041-180

Precisa de Ajuda? Fale com a gente agora!